sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CLUBE DE LEITURA DE DEZEMBRO

Ontem, decorreu mais uma animada sessão do Clube de Leitura desta vez dedicada à obra "Um Natal e outras histórias" do escritor e jornalista norte-americano Truman Capote. 

Neste curto e comovente conto é uma criança que fala. Um rapazinho, filho de pais separados e educado por uma velha prima, vê-se obrigado a passar o Natal com o pai, em Nova Orleães, onde espera ver finalmente a neve. Mas não há neve nem milagres junto de um homem rodeado de mulheres que procura exprimir uma ternura que o rapazinho compreende mal.

Trata-se de uma narrativa autobiográfica da sua infância, cheia de emoções,  com momentos de entusiamo, seguida da decepção e por fim a aceitação da realidade e uma fuga para a frente, fases que todos sentem na pele ao longo da vida.

Nesta sessão, mais parecendo um encontro de velhas amigas, com chá, bolos natalícios e até troca de receitas culinárias pelo meio, ficou a vontade de mergulhar em mais alguns livros deste autor e uma irresistível curiosidade por rever o filme biográfico "Capote", dirigida por Bennett Miller e interpretada pelo já falecido ator Philip Seymor Hoffman, no qual surge também a personagem Harper Lee, que era sua amiga inseparável.

A próxima sessão do Clube de Leitura será no dia 29 de Janeiro, pelas 21 horas, com a obra  "Se numa noite de Inverno um viajante" de Italo Calvino.

Até lá, ÓPTIMO NATAL E MUITAS PRENDAS LITERÁRIAS!







 

LEITURA DE DEZEMBRO


Na próxima 4ª feira, dia 10 de Dezembro, decorrerá uma sessão extraordinária do Clube de Leitura, na qual será abordada a obra "Um Natal e outras histórias" de Truman Capote.


Sinopse:
Este curto texto lembra-nos que Truman Capote também em alguns dos seus livros (A Harpa de Ervas, por exemplo) foi um poeta da prosa que punha em cena jovens inquietos e difíceis com pouca vontade de crescer.
Aqui, é uma criança que fala. Um rapazinho, filho de pais separados e educado por uma velha prima, vê-se obrigado a passar o Natal com o pai, em Nova Orleães, onde espera ver finalmente a neve. Mas não há neve nem milagres junto de um homem rodeado de mulheres que procura exprimir uma ternura que o rapazinho compreende mal.
Encontro falhado e tanto mais doloroso quanto foi vivido com uma espécie de doçura tão implacável como a violência. Truman Capote nunca levanta a voz para nos falar dessa perturbação íntima. Para descrever algo tão secreto como um desgosto infantil, a densidade e a emoção contida destas páginas são a mais perfeita das realizações. 


Críticas de imprensa
«Quando Truman Capote mete ombros à tarefa de, em jeito de ficção, relatar um episódio ligado à sua própria infância, o resultado é este pequeno conto, historieta de nada e de tudo, onde se contêm emoções autênticas na malha apertada de uma técnica narrativa excepcional. Magnífica colecção da Difel, exemplo máximo da máxima small is beautiful.»

Expresso


Truman Capote, escritor norte-americano nascido em 1924, em Nova Orleães, e falecido em 1984. Oriundo de uma família de origem espanhola, viveu no Alabama e concluiu os seus estudos médios em Nova Iorque. Após ter iniciado colaboração em revistas, publicou o seu primeiro romance, Other Voices, Other Rooms, em 1948. Membro do Instituto Nacional das Artes e Letras, recebeu diversas distinções, entre as quais o Prémio Memorial O. Henry de 1946, 1948 e 1951, e o Prémio de Escrita Criativa do Instituto Nacional de Artes e Letras, em 1959.
Publicou uma vasta obra, destacando-se Local Color (ensaio, 1950), The Grass Harp (romance, 1951), Breakfast at Tiffany's (contos, 1958) e Then It All Came Down (romance, 1976). Sobre o seu romance publicado em 1964, In Cold Blood (A Sangue Frio), Bennett Miller realizou Capote, um filme que valeu a Philip Seymour Hoffman, ator que vestiu a pele do escritor, vários prémios, nomeadamente o Óscar de Melhor Ator Principal.



CLUBE DE LEITURA DE NOVEMBRO - VISITA SURPRESA DO ESCRITOR PEDRO GUILHERME-MOREIRA

Ontem, pelas 21 horas, decorreu mais uma sessão do Clube de Leitura sobre a obra "Livro sem ninguém" do escritor e advogado portuense Pedro Guilherme-Moreira, que nos proporcionou uma visita-surpresa.
A sessão foi animadíssima e a sua simpatia gerou um momento muito especial para o Clube.
Desafiamos a Profª Cristina Marques a fazer uma crónica sobre a sessão, que será publicada em breve.
O autor ofereceu à biblioteca dois exemplares da sua outra obra "A manhã do Mundo" e ficou a promessa de voltar para uma sessão pública.
Obrigada Pedro pela tua presença!



LEITURA DE NOVEMBRO

Com uma periodicidade mensal, o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.

A próxima sessão será no dia 27 de novembro, entre as 21 e 22 horas e foi escolhida a obra "Livro sem ninguém"de Pedro Guilherme-Moreira.




Sinopse: Na rua do arco-celeste há sete casas, cada uma de sua cor; e também um café, uma horta, um jardim, uma florista, uma sucata, um infantário e uma escola. Mas, embora lá vivam pessoas - que frequentam o café, trabalham na horta, lêem no jardim, compram flores para oferecer a quem amam, se desembaraçam dos seus podres ou jogam à bola no recreio -, esta história é contada apenas pelas coisas que lhes pertencem à medida que vão mudando de lugar, e por isso se diz que o livro é sem ninguém. E, ainda assim, durante este ano extraordinário, acontece de tudo na rua: há quem se apaixone e quem se separe, quem nasça, quem morra, quem mate e até quem, depois do trauma, consiga uma vida nova. Mas, como em todas as ruas, havemos de encontrar nesta preconceitos, dúvidas, alegrias, segredos e desgostos. Enquanto isso, o tempo vai passando sem darmos por ele, mas a montra da florista e o que se colhe ou semeia na horta nunca nos deixam perder do mês em que estamos.
Num romance profundamente original, a um tempo cru e delicado, poético e realista, Pedro Guilherme-Moreira usa o microcosmos da rua para desenhar o retrato da sociedade contemporânea e abordar temas tão polémicos como a xenofobia, a violência doméstica, a repressão sexual ou o envelhecimento. E - miraculosamente - sem precisar de ninguém.

Pedro Guilherme-Moreira, nascido no Porto no Verão de 1969, chegou com 7 anos às mãos da professora Laura sem saber fazer contas de dividir; ela ensinou-o e ele pagou-lhe com uma fábula. Aos 11, entre rapazes de 16 e 17, empatou o primeiro lugar dos jogos florais da escola com um rapaz de 12, hoje um conhecido político. Aos 13, perdeu para o mesmo menino, mas levou o 2.º e o 3.º prémios. Aos 16, ganhou (finalmente sozinho), porque o menino político entrou na Universidade. No ano seguinte entrou ele, na de Coimbra, e andou com Torga no trólei 3, mas nunca se falaram. Profissionalmente, foi dos primeiros advogados a ganhar o Prémio Lopes Cardoso, com um artigo publicado, primeiro, na prestigiada Revista da Ordem dos Advogados e, depois, em livro. Aos 25, decidiu publicar apenas aos 40, porque queria saber, e escrever, mais. 
Em 2012 foi agraciado com o prémio de poesia do Museu Nacional da Imprensa. A Manhã do Mundo aparece a meio do seu «dia», sendo o seu primeiro romance. 
Livro sem ninguém,  o seu segundo romance, foi finalista do Prémio LeYa em 2012.

CLUBE DE LEITURA DE OUTUBRO - 2º ANIVERSÁRIO

Decorreu ontem, pelas 21 horas, a sessão de Outubro do Clube de Leitura com o debate da obra de Nelle Harper Lee "Não matem a cotovia", da escritora norte-americana,  Prémio Pulitzer em 1961.

O encontro decorreu animado com a discussão sobre as personagens do livro que se nos apresentam sob a visão de uma criança curiosa, rebelde, alegre e divertida, retratando uma comunidade preconceituosa, conservadora e racista americana do sul dos EUA, em plena Depressão.

Destacaram-se personagens  pelos rigorosos princípios éticos mas, simultâneamente, de uma tolerância, serenidade, doçura e carinho que são uma lição de vida para qualquer pai ou educador. 

O Clube de Leitura festejou com satisfação o seu segundo ano de existência num ambiente são e de boa disposição. O balanço foi positivíssimo, pois foram lidos 21 livros, permitindo assim, uma aventura por leituras diversificadas entre alguns clássicos, contemporâneos, prémios nobel, entre escritores portugueses e estrangeiros.

Para o  próximo mês o livro selecionado foi o original romance "Livro sem ninguém: a natureza humana pela natureza morta" de Pedro Guilherme- Moreira, finalista do prémio Leya.

E, por favor, não matem a cotovia!



Por favor, não matem a cotovia!
Visita à Exposição Momentos Marcantes da Biblioteca Municipal