segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CLUBE DE LEITURA - DEZEMBRO

Ontem, pelas 20h00 decorreu a sessão  do Clube de Leitura de Dezembro,  antecipada devido aos afazeres natalícios que nos envolvem nesta época.

Na sessão foi abordada a obra "O principezinho" de Antoine de Saint-Exupery (1900-1944), onde pudemos admirar as múltiplas edições que estiveram sobre a mesa, desde a edição normal, em pop-up, banda desenhada, etc.

A obra foi escrita e ilustrada quando o autor vivia nos EUA, tendo sido publicada em 1943, um ano antes da sua morte, durante a 2ª Guerra Mundial.

Foi dedicada ao seu amigo León Werth (1878-1955), mais velho 22 anos, pacifista, que já tinha participado na 1ª Guerra Mundial e que naquele momento vivia em França, passando os horrores da ocupação nazi, com frio e fome.

Aparentemente é uma obra infantil, mas também é destinado a adultos e permite um encontro com a criança que existe em cada um de nós. Assiste-se a uma espécie de confronto entre a visão instintiva, sem preconceitos de uma criança e a visão condicionada de um adulto.

Apesar dos 74 anos que nos separam da edição original, continuam muito atuais as críticas e reflexões sobre o mundo e a humanidade.
Não faltam críticas aos adultos ambiciosos, que só se preocupam com os bens materiais, a fama, o poder, a vaidade, o conformismo, o egoísmo, a embriaguez, etc.
Denuncia os vícios que cegam as pessoas e não as deixam ver a beleza das coisas.

Os adultos perderam a inocência, a imaginação, a criatividade, não têm tempo para nada, pois compram tudo feito. Não cultivam as amizades, porque a amizade não está à venda, perderam a ingenuidade, a paciência, o poder de abstração, só gostam das coisas concretas, julgam os outros pela aparência, são materialistas e só gostam de números. Esqueceram-se de ver com o coração e vivem sós no meio da multidão, pois "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos".

Cada um só se preocupa com os seus próprios problemas, já não há tempo para parar, observar a beleza que nos rodeia, tornando-se cada vez mais amargos e insensíveis.

Obra simbólica, plena de metáforas e alegorias, com frases tocantes e na visita do principezinho aos sete asteróides,  estão expressos os sete pecados mortais.

No capítulo da raposa, fala da evolução e da importância da amizade, que exige paciência, observação, pois "se tiveres intimidade comigo, a minha vida encher-se-á de sol. Passarei a distinguir um ruído de passos diferente de todos os outros. Os outros passos fazem-me esconder debaixo da terra. Os teus, como uma melodia, convidar-me-ão a sair da toca...e se vieres, por exemplo às quatro horas da tarde, a partir das três horas começo a ser feliz."

Segundo o prefácio de Valter Hugo Mãe "Quando Antoine de Saint-Exupéry, em 1943, publicou O Principezinho, estava, talvez sem o haver completamente percebido, a oferecer ao mundo uma das obras mais cuidadoras de sempre."

Este livro é um dos livros mais marcantes da sua vida e está recomendado como terapia a todos os adultos, para que possam ser mais felizes.


 















Sem comentários:

Enviar um comentário