terça-feira, 29 de julho de 2014

LEITURA DE SETEMBRO

Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto e dezembro), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado. 

A próxima sessão será no dia 25 de setembro, entre as 21 e 22 horas e foi escolhida a obra "Quem me dera ser onda" de Manuel Rui, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, destinado a leitura autónoma. 


Excerto
"Na família Diogo cada vez mais se desenhava diferença de atitude em relação a Carnaval da Vitória. Os dois miúdos tratavam o porco como membro da família. Limpavam o cocó dele, davam-lhe banho e, todos os dias, passavam nas traseiras do hotel a recolher dos contentores pitéus variados com que o bicho se jiboiava. O suíno estava culto, quase protocolar. Maneirava vénias de obséquio com o focinho e aprendera a acenar com a pata direita, além de se pôr de papo para o ar à mínima cócega que um dos miúdos lhe oferecesse na barriga. Pai Diogo aferia o porco de maneira diferente. Para ele era tudo carne, peso, contabilidade no orçamento familiar..."  

Quem é Manuel Rui?  
Nasceu no Huambo, Angola (1941) e reside em Luanda.
Estudou Direito em Portugal, onde exerceu advocacia.
Participou activamente na vida cultural e política de Angola no período que se seguiu à independência daquele país.
Tem várias obras publicadas e traduzidas para diversas línguas, entre as quais a famosa novela "Quem me dera ser onda". Outros títulos publicados pelos Livros Cotovia: "Regresso Adiado", "Crónica de um Mujimbo", "Rioseco", "Um anel na areia".


Sem comentários:

Enviar um comentário