sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Morreu Harper Lee, a autora de Mataram a Cotovia


  

 A escritora norte-americana Harper Lee, que ainda no ano passado voltou a ser um dos nomes de destaque na literatura com a publicação de Vai e Põe Uma Sentinela, editado pela Presença, sequela da obra-mestra Mataram a Cotovia, morreu nesta sexta-feira. Harper Lee tinha 89 anos. A notícia foi avançada por vários jornais locais e confirmada pela editora da escritora, a HarperCollins, ao The New York Times.

Harper Lee tinha apenas dois livros publicados, focados nas relações raciais no Sul dos Estados Unidos: Mataram a Cotovia (To Kill a Mockingbird no original), publicado há mais de cinco décadas, e Vai e Põe Uma Sentinela (Go Set a Watchman, no original), publicado no ano passado.

Sempre discreta, Lee conseguiu, ao longo dos anos, manter uma vida afastada da atenção mediática que Mataram a Cotovia lhe deu. Em 1961, um ano depois da publicação da obra, a história, contada por Scout, filha de seis anos de Atticus Finch, o advogado viúvo que defende um negro falsamente acusado de ter violado uma mulher branca, valeu-lhe o Pulitzer. Em 1962, foi adaptado ao cinema por Robert Mulligan num filme com o mesmo nome e que valeu o Óscar de melhor actor a Gregory Peck no papel de Finch. Mataram a Cotovia foi traduzido em mais de 40 línguas e vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

“Nunca esperei alcançar nenhum tipo de sucesso com Mataram a Cotovia”, disse em 1964 a uma rádio numa das suas poucas entrevistas. “Estava à espera de uma morte rápida e misericordiosa nas mãos dos críticos, mas ao mesmo tempo tinha alguma esperança de que alguém gostasse de tal forma que me incentivasse”, acrescentou ainda. 
Harper Lee voltou a ser notícia no ano passado, quando a obra que a autora julgava perdida foi publicada. O regresso teve tanto de inesperado, mais de 50 anos depois, que se tornou num dos acontecimentos literários de 2015. Vai e Põe Uma Sentinela foi escrito ainda antes de Mataram a Cotovia, apesar de ser uma sequela desta última – a história acontece cerca de 20 anos depois dos acontecimentos narrados em Mataram a Cotovia.

O manuscrito original de Vai e Põe Uma Sentinela foi escrito por Harper Lee na década de 1950. Foi então deixado de lado pela escritora e depois mal catalogado. Estava guardado num local seguro associado a um dactiloscrito deMataram a Cotovia.
“A meio da década de 1950, escrevi um romance chamado Vai e Põe Uma Sentinela. Baseia-se na personagem conhecida como Scout já adulta e considero-o um esforço muito decente. 

Na época, o meu editor, que gostou muito dos flashbacks que o livro tinha relativamente à infância de Scout, convenceu-me a escrever o romance do ponto de vista de uma jovem Scout. Eu era uma escritora iniciante, por isso fiz o que me disseram”, explicou então a escritora em comunicado, aquando do anúncio da edição do livro.
Lee, também conhecida por Nelle para aqueles que lhe são próximos, nasceu em 1926 em Monroeville, no estado do Alabama. Foi aqui que cresceu, numa época de tensão racial, acontecimentos que marcariam o seu trabalho. Em criança, passava os Verões com Truman Capote, apenas dois anos mais velho. Eram vizinhos e ficaram amigos, com uma relação que perdurou no tempo. Mesmo quando os dois viviam em Nova Iorque.

“O mundo perdeu uma mente brilhante e uma grande escritora”, disse, citada pela BBC, Spencer Madrie, proprietária da Ol' Curiosities and Book Shoppe, uma pequena livraria independente de Monroeville, destacando “as verdades que Harper Lee deu ao mundo, provavelmente antes de o mundo estar preparado para elas”. “Estamos agradecidos por termos tido uma ligação a uma autora que ofereceu tanto. Faltará sempre alguma coisa em Monroeville e no mundo em geral na ausência de Harper Lee.”

Em comunicado, o agente da autora, Andrew Nurnberg, escreveu que o mundo perdeu “um farol de integridade”. “Ter conhecido a Nelle nestes últimos anos não foi só um prazer absoluto mas também um privilégio extraordinário”, acrescentou ainda, contando ter estado com Lee há seis semanas. “Estava cheia de vida”, recordou, destacando a mente e inteligência afiada da escritora. Citava Thomas Moore, lembra ainda.

No Twitter, multiplicam-se as homenagens à escritora. “Descanse em paz, Harper Lee. A única coisa que não se submete à regra da maioria é a consciência de uma pessoa”, escreveu no Twitter o CEO da Apple, Tim Cook, citando uma conhecida frase da obra de Lee.

As causas da morte não foram reveladas. 




Sem comentários:

Enviar um comentário