segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

CLUBE DE LEITURA - FEVEREIRO

Sinopse:A morte de um homem amado; o pranto de uma mulher que falha uma promessa e se julga castigada; uma mãe, uma filha e o cheiro venenoso das acácias; uma mulher que se extravia dentro dos seus sonhos; aquele elevador com alguém preso lá dentro; o futebol, implacável jogo bravo; setenta e cinco rosas cor de salmão, seguras por um laço de seda e embrulhadas em papel de prata; solidariedade machista, conselhos de um velho a um rapaz; uma água-marinha que traz uma mensagem; não cobiçar as coisas alheias; uma teia de enredos, e a Alice que caiu num buraco do qual dificilmente conseguirá sair.

Catorze contos extraordinários, de uma das autoras mais consagradas e inquietantes da literatura actual, que nunca deixa de nos surpreender com a acutilância e profundidade da sua escrita. 

ENTREVISTA

Teolinda Gersão no "Todas as Palavras"
Teolinda Gersão entrevistada por Luís Caetano no programa Todas as Palavras, a propósito do seu novo livro de contos, "Prantos, amores e outros desvarios".
A autora recebe, a 9 de novembro, no Casino do Estoril, o Prémio Literário Fernando Namora pelo seu último romance, "Passagens"!

veja em: https://www.facebook.com/PortoEditora/videos/1151226731581501/?hc_ref=PAGES_TIMELINE



CRÍTICAS DE IMPRENSA

Selecionado na lista de melhores livros de 2016 do jornal “Expresso”
Expresso
«A escrita de Teolinda Gersão traz luz à nossa escuridão, mesmo que a loucura espreite a cada momento. O primeiro conto desta coletânea, “Pranto e Riso da Noiva Assassina” é uma magnífica tirada a uma condição universal que é o amor entre dois seres humanos, seguida pela humilhação da rejeição, a raiva íntima sentida num momento de uma vida tornada para sempre numa comédia posterior, o que mais nos move e comove enterrado inevitavelmente na sucessão de relacionamentos abertos ou escondidos, ou na aceitação da solidão e saudade. A morte de que aqui se fala “acontece” com um realismo quase assustador, mas apenas num estado onírico.»
Vamberto Freitas, Jornal i
Prantos, Amores e Outros Desvarios percorre com destreza o espectro vasto do quotidiano. Do mais conturbado ao mais aparentemente plácido, a escrita de Teolinda Gersão capta o pulsar distinto da vida como se de um batimento comum se tratasse.
Público (4 ****)

"O que a Teolinda faz é escrever a vida"
Maria Alzira Seixo, Jornal das Letras 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário