terça-feira, 1 de outubro de 2019

CLUBE DE LEITURA - OUTUBRO



Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.

Livro indicado: "Lavoura arcaica” de Raduan Nassar

Data: 24 outubro, 21h00 às 22h00

Sinopse: Publicado em 1975, constituiu uma revelação e uma revolução, conquistando o estatuto de clássico da literatura brasileira. História familiar com ressonâncias bíblicas, em que se entrelaçam o novelesco, o lírico e uma alta carga sensual, Lavoura arcaica é uma obra-chave da literatura de língua portuguesa.

Através de um narrador, na primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, consequentemente, o avesso da imagem da família. E sobretudo uma aventura com a linguagem: alem de fundar a narrativa, a linguagem e também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. Lançado em Dezembro de 1975, Lavoura arcaica foi imediatamente considerado um clássico, uma revelação, dessas que marcam a historia da nossa prosa narrativa, segundo o professor e critico Alfredo Bosi.
 


Quem é Raduan Nassar?

Nasceu em 1935 em Pindorama, onde passou a infância. Adolescente, foi com a família para a cidade de São Paulo, tendo estudado direito e filosofia na USP.
Exerceu diversas atividades e estreou-se na literatura em 1975, com Lavoura Arcaica. Tem livros traduzidos em Espanha, França e Alemanha e é considerado um dos maiores estilistas da língua portuguesa. Venceu em 2016 o Prémio Camões.



Saiba mais em:

Filme:
Sinopse: André (Selton Mello) é um filho desgarrado, que saiu de casa devido à severa lei paterna e o sufocamento da ternura materna. Pedro (Leonardo Medeiros), seu irmão mais velho, recebe de sua mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Cedendo aos apelos da mãe e de Pedro, André resolve voltar para a casa dos seus pais, mas irá quebrar definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua bela irmã Ana (Simone Spoladore).

https://www.youtube.com/watch?v=FnibQvMlq-I

Críticas:

"Todos me garantiam que Raduan Nassar é, mesmo com uma obra tão breve, um dos grandes nomes da literatura de língua portuguesa. É mesmo. A Relógio D’Água publica agora um texto, anuncia outro para breve. Será que a desatenção generalizada vai permitir que os leitores de língua portuguesa continuem a ignorá-lo?" 
Eduardo Prado Coelho, Público, 3/4/99 


"Um dos romances mais importantes da literatura brasileira"
Cult, Brasil

Um dos pontos mais altos da literatura em língua portuguesa dos nossos tempos"
Folha de S. Paulo, Brasil

"O mundo vai cair aos seus pés com este romance"
The Independent, Reino Unido

"Ler Raduan Nassar é uma experiência intensa (...) A forma como combina as palavras resulta num efeito extraordinário"
Times Literary Supplement, Reino Unido

Uma obra-prima, uma rara excepção numa constelação literária cada vez menos interessante"
Die Zeit, Alemanha




Sem comentários:

Enviar um comentário