sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

CLUBE DE LEITURA - FEVEREIRO

Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.



Livro indicado: "Torto arado" de Itamar Vieira Júnior

Data: 27 fevereiro, 21h00 às 22h00

Sinopse: Um livro comovente que traz a herança dos clássicos.Bibiana e Belonísia são filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário. Intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra. Porém, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia: enquanto Belonísia parece satisfeita com o trabalho na fazenda e os encantos do pai, Zeca Chapéu Grande, entre velas, incensos e ladainhas, Bibiana percebe desde cedo a injustiça da servidão que há três décadas é imposta à família e decide lutar pelo direito à terra e a emancipação dos trabalhadores. Para isso, porém, é obrigada a partir, separando-se da irmã.Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.

Quem é Itamar Vieira Júnior?



Itamar Vieira Junior é um escritor brasileiro. Nasceu em S. Salvador da Bahia, em 1979.
Formou-se em Geografia na Universidade Federal da Bahia, onde também concluiu mestrado. É doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia com estudo sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro.
O género literário que apresenta é o romance e o conto, com prémio Leya em 2018 e Prémio Jabuti do conto.

Saiba mais:



"Torto Arado", o primeiro romance de Itamar Vieira Junior, fala sobre a ruralidade do Brasil, onde os trabalhadores vivem num estado de servidão igual ao da escravatura. Falámos com o Prémio Leya.

Itamar Vieira Junior: “O Brasil nunca perdeu o status colonial” 


'A escravidão não acabou no Brasil', diz Itamar Vieira Junior, de 'Torto Arado'
 




Sem comentários:

Enviar um comentário