quarta-feira, 20 de abril de 2022

CLUBE DE LEITURA DE ABRIL

Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. 

As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.

O Clube de Leitura reunirá a 28 de abril,  pelas 21h00.


Sinopse: 
Asle e Alida vagueiam exaustos no frio, na chuva e na escuridão pelas ruas de Bjørgvin em busca de um tecto que os abrigue. Alida está grávida, mas todas as portas se fecham perante as súplicas do jovem casal. 

O que terá motivado a sua vinda para esta cidade hostil onde ninguém os conhece? De que passado parecem fugir eles?Inseparáveis desde o dia em que se conheceram, quando Asle era tocador de violino e a sua música era como o canto do pai de Alida, sabem que só se têm um ao outro e que o seu amor vencerá o pecado e a morte.

Composta por três novelas — Vigília (2007), Os Sonhos de Olav (2012) e Fadiga (2014) —, escritas numa linguagem simples e inspiradora e que se fundem numa única história, Trilogia é uma parábola de inspiração bíblica sobre o amor, o crime, o castigo e a redenção, que valeu a Jon Fosse, um dos escritores mais celebrados da nossa contemporaneidade, o Prémio Literário do Conselho Nórdico. Autor multipremiado, com destaque para o Prémio Internacional Ibsen, o Prémio Europeu de Literatura e o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico.

Traduzido do norueguês por Liliete Martins.

 

Quem é Jon Fosse?



É um dos mais importantes e celebrados autores vivos. Nasceu em 1959, em Strandebarm, no Oeste da Noruega, e vive atualmente numa residência honorária situada nas propriedades do Palácio Real de Oslo, chamada «Grotten», bem como em Hainburg, Áustria, e em Frekhaug, Noruega.

Escritor e dramaturgo prolífero, estreou-se em 1983 com o romance Raudt, svart [Vermelho, preto], tendo recebido vários prémios ao longo da sua carreira, entre os quais o Prémio Internacional Ibsen, o Prémio Europeu de Literatura e o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico. A sua extensa obra, traduzida em mais de quarenta línguas, inclui romance, teatro, poesia, livros para crianças e ensaio.


Link: 

Trilogia, de Jon Fosse - Palavras Sublinhadas

CRÍTICAS

«Jon Fosse é um escritor europeu fundamental.»

Karl Ove Knausgård

 

«Como poucos, Jon Fosse criou uma forma literária que é sua.»

Júri do Prémio de Literatura do Conselho Nórdico

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«A escrita de Jon Fosse é poesia pura.»

The Paris Review


Curiosidades (Graça Serra)

Jon Fosse vive desde 2011 na "Grotten", uma residência honorária propriedade do Estado Norueguês e localizada nas instalações do Palácio Real no centro de Oslo. É um edifício do século XIX e está situado sobre uma gruta. 

O uso da Grotten como residência permanente é uma honra especialmente concedida desde 1920 pelo Rei da Noruega a artistas, pelas suas contribuições para as artes e cultura norueguesas.










 A ação decorre em Dylgja e Bjorgvin


Dylgja é uma vila ficcional mas parece ser modelada pela pequena aldeia de Dingja, no oeste da Noruega, onde Fosse passa parte do ano. 

Bjorgvin é o nome histórico de Bergen, a segunda maior cidade da Noruega. 





in Fadiga (pág. 162 - 164)

"Alida vê que Asleik caminha na sua direção com dois pratos cheios de carne fumada e presunto frito com ervilhas e rutabaga e pasteis de batata (...) Eles sabem cozinhar boa comida aqui na Casa de Pasto, melhores pasteis do que estes não se comem em parte alguma, diz ele, enquanto Alida prova a rutabaga, sim, porque no prato também há rutabaga, e as ervilhas, e tudo aquilo tem um sabor igualmente ímpar, nunca algo que ela tivesse comido lhe soubera tão bem".

A rutabaga também é conhecida por couve-nabo, nabo sueco ou nabo amarelo. Resulta do cruzamento entre a couve e o nabo. Cultiva-se especialmente no Norte da Europa e América do Norte. Diferenças entre a rutabaga e o nabo: a pele do nabo é geralmente branca e roxa, a da rutabaga é uma combinação de amarelo sujo e castanho. A diferença visível mais óbvia é o seu tamanho.

A polpa da rutabaga é amarela, ao contrário da do nabo, que é branca. O sabor é ligeiramente mais doce que o nabo. É rica em fibras, vitamina C e ferro.





Sem comentários:

Enviar um comentário