segunda-feira, 2 de maio de 2022

CLUBE DE LEITURA DE ABRIL

Na passada 5ª feira, dia 29, pelas 21 horas decorreu a sessão do Clube de Leitura de abril, com a animada presença de grande parte dos seus elementos.

A obra em análise e discussão foi "Trilogia", a mais recente publicação do norueguês Jon Fosse, nascido em 1959, um dos "dramaturgos europeus vivos mais representados nos palcos de todo o mundo".

Em oposição à sua escrita para teatro, a obra em prosa é referida como "prosa lenta", demorada, com constantes movimentos de avanço e recuo, com repetições, transportando o leitor para um estado quase hipnótico, a pairar entre o silêncio e a palavra. 

A nível estilístico assemelha-se a Saramago por não utilizar quase pontuação, o que faz fluir melhor o pensamento aproximando-se assim da linguagem oral.

Esta obra é um hino ao amor, as personagem são de uma pureza surpreendente, há uma estranha convivência entre vivos e mortos, uma imensa melancolia num ambiente em que está sempre presente a costa marítima, os fiordes, uma natureza agreste e fria mas simultaneamente bela e mística.

Composta por três novelas — Vigília (2007), Os Sonhos de Olav (2012) e Fadiga (2014) —, escritas numa linguagem simples e inspiradora e que se fundem numa única história, Trilogia é uma parábola de inspiração bíblica sobre o amor, o crime, o castigo e a redenção, que valeu a Jon Fosse, um dos escritores mais celebrados da nossa contemporaneidade, o Prémio Literário do Conselho Nórdico. Autor multipremiado, com destaque para o Prémio Internacional Ibsen, o Prémio Europeu de Literatura e o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico.

Jon Fosse vive desde 2011 na "Grotten", uma residência honorária propriedade do Estado Norueguês e localizada nas instalações do Palácio Real no centro de Oslo. É um edifício do século XIX e está situado sobre uma gruta. ​ 

O uso da Grotten como residência permanente é uma honra especialmente concedida desde 1920 pelo Rei da Noruega a artistas, pelas suas contribuições para as artes e cultura norueguesas.

 










Sem comentários:

Enviar um comentário