sábado, 29 de junho de 2024

CLUBE DE LEITURA - JULHO 2024

Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. 

As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.

O Clube de Leitura reunirá a 25 de julho, pelas 21h00.

O livro selecionado será "E três maçãs caíram do céu" de Nariné Abgarian.



Sinopse: Numa pequena aldeia das montanhas arménias, onde o tempo parece não passar, uma mulher convence-se de que vai morrer e deita-se na cama, à espera. Mas um vizinho entra em sua casa com uma proposta inesperada.

Em Maran, uma pequena aldeia aninhada nas montanhas arménias, os sonhos, as pragas e os milagres são produtos da realidade, intocados pelo tempo. É neste lugar perdido que encontramos Anatólia, tranquila, deitada na sua cama, à espera da morte, convicta de que só isso pode acontecer.

Anatólia teve uma vida longa, não foi mãe como tanto desejou, passou anos a cuidar da biblioteca da aldeia, centro da sua pouca felicidade, e foi mulher num casamento em que o sofrimento substituiu o amor. Agora, sabe-o, vai morrer. Porém, Vassíli, o vizinho, entra de surpresa em sua casa: ele tem outros planos e uma proposta inesperada para lhe fazer.

E assim começa a história que vai transformar a aldeia de Maran, uma história que mescla realidade e fábula, que confunde as fronteiras do racional e do onírico, e não deixa ninguém - naquela aldeia ou deste lado do romance - indiferente.


Quem é Nariné Abgarian?




Romancista arménia premiada, Nariné Abgarian escreve em russo e ganhou grande reconhecimento com a publicação de E Três Maçãs Caíram do Céu, em 2015, um bestseller internacional que lhe valeu o prémio Iasnaia Poliana. Também galardoada pela sua obra infantil, que já teve adaptações cinematográficas, a autora regressou ao seu país natal em 2022, dividindo agora o seu tempo entre a Arménia e a Alemanha.

Críticas: 


«Leiam este livro: é um bálsamo para a alma.»
Ludmila Ulitskaya, autora de Sonechka

«Um romance em que as descrições do quotidiano são belissimamente buriladas para deixar as personagens , tão simples e, porém, tão complexas, brilhar.
Publishers Weekly

«Maravilhoso e encantador, este romance celebra a palavra "comunidade" com um enredo em que o lado mágico e a fábula transformam a simplicidade na mais delicada escrita.»
The Herald Journal

Sem comentários:

Enviar um comentário