sábado, 1 de fevereiro de 2025

Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. 

As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.

O Clube de Leitura reunirá a 27 de fevereiro, pelas 21h00.

O livro selecionado será "Nada" de Carmen Laforet.

Sinopse: «Nada» é a história de Andrea. Chegada a Barcelona para seguir os seus sonhos, Andrea fica hospedada na rua Aribau, em casa de familiares. Aqui, descobrirá um mundo muito diferente do seu, feito de personagens ambíguas e conturbadas, que vivem numa humilhante pobreza os crueis anos da ocupação franquista da cidade. Será neste ambiente psicótico que, ao longo de um ano, Andrea crescerá, ao mesmo tempo que descobre a cidade, ganha novas amizades, e traça o caminho para a vida adulta.


«Nada» é o romance que revolucionou a literatura e agitou a sociedade espanhola.

Quem é Carmen Laforet?




Carmen Laforet (1921-2004) originária de Barcelona, cresceu em Las Palmas, Canárias, para onde a sua família se mudou. Regressa a Barcelona após a guerra civil (1936-39). As heroínas dos seus romances são em larga medida autobiográficas, refletindo a própria vivência da autora. Nada, o seu romance de estreia, vence o prémio Nadal e torna-se em pouco tempo num caso editorial destinado a entrar na galeria dos clássicos modernos. A autora é um dos maiores expoentes do «tremendismo», estilo que se caracteriza pelas suas imagens de intensidade violenta e grotesca. A partir dos anos 60 Laforet deliberadamente afasta-se da cena literária e mundana. Morre em Madrid aclamada como um dos maiores vultos da literatura espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário