sexta-feira, 22 de julho de 2016

CLUBE DE LEITURA DE JULHO

Já com um cheirinho a férias, a sessão iniciou com a leitura do conto Palavras à solta de Ana Oliveira, lido pela própria autora, que faz parte do nosso Clube. 

Conforme nos explicou a escritora, este p
equeno conto que nos fala da pequena Alice que descobriu a magia das palavras numa ida com a mãe a uma livraria, está inserido no livro "Papá, só mais uma..." e resulta dos contos vencedores do concurso Papá, só mais uma... 2015, com vários autores, tais como Ana Amaral, André Russo, Inês Tiil, João Cunha Silva, Quita Miguel e ilustrações de Geandra Lipa.

Passamos depois à discussão sobre a obra Vamos comprar um poeta de Afonso Cruz. O livro, que à partida poderia parecer um conto quase infanto-juvenil, afinal tem uma mensagem bastante mais profunda. Fala-nos da atualidade. Da contabilidade com que se gere a vida. Da quantificação de tudo, até dos sentimentos. E da urgente necessidade de combater essa desumanização com a poesia.

"A poesia, diz-me ele, transfigura o universo e faz emergir a realidade descrita com absoluta precisão da ambiguidade. Nunca li um bom verso que não voasse da páginas em que foi escrito.
A poesia é um dedo espetado na realidade!"

O Clube volta em setembro, com a obra O Nome da Rosa de Umberto Eco. Até lá, Boas férias en excelentes leituras!!
















Sem comentários:

Enviar um comentário