sexta-feira, 25 de junho de 2021

CLUBE DE LEITURA - JULHO

Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. 

As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.

O Clube de  Leitura reunirá a 29 de julho de 2021, pelas 21h00, para a abordagem da obra "Um, ninguém e cem mil" de Luigi Pirandello.

Sinopse: A revelação inesperada de que o seu nariz, ligeiramente torto, pende para o lado direito, leva Vitangelo Moscarda, pai de família e banqueiro influente, apelidado carinhosamente pela mulher de Gengè, aos limites da obsessão. A banal constatação da sua pequena imperfeição física provocará em Gengè comportamentos cada vez mais estranhos para os que o rodeiam, levando-o progressivamente à loucura e à quase bancarrota financeira. Humorístico e profundamente irónico, Um, ninguém e cem mil, foi o último romance publicado por Luigi Pirandello, Prémio Nobel de Literatura, e é considerado pela crítica como um dos pontos mais altos de toda a sua obra, onde o autor resume e aprofunda todo o seu universo, que marcou de forma original a literatura do século XX.

 Quem é Luigi Pirandello?

Dramaturgo, romancista e contista italiano, nascido a 28 de junho de 1867, em Girgenti (Agrigento), Sicília, e falecido a 10 de dezembro de 1936, em Roma. Estudou na Universidade de Roma e fez o doutoramento em Filologia Românica na Universidade de Bona, na Alemanha, em 1891. Iniciou a sua carreira de escritor já em Roma e foi professor de Literatura Italiana. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1934. Ficou conhecido sobretudo como um grande inovador do drama moderno. De entre as suas peças destacam-se: Il piacere dell'onestà (1911), Cosí è (se vi pare) (1918), Una e due (1921), Enrico IV (1922), Lazzaro (1929) e, em particular, Sei personaggi in cerca d'autore (Seis Personagens em Busca de Autor, 1921). 


 
Críticas de imprensa: 

  • «Original, comovente e intrigante. Numa palavra: genial! Este romance maravilhoso, é uma viagem mental delirante de Vitangelo Moscarda, em busca do “estrangeiro” que há em si...» Publishers Weekly
  • Uma das maiores obras-primas do século XX. Mary 
  • Se nunca leram este livro (ou Pirandello), aconselho vivamente. Não é uma leitura fácil (mesmo com o seu tamanho reduzido), porque o autor explicita algumas das questões mais complexas da humanidade em cento e tal páginas. No entanto, é uma obra absolutamente fulcral: Pirandello explicita nesse número reduzido de palavras muitos pensamentos sobre os quais já refletimos sem conseguir expressar através de palavras. Esplêndido. L. S.
  • A obra de um autor tremendamente inteligente, que nos incita a filosofar sobre quem somos na realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário