sexta-feira, 30 de julho de 2021

CLUBE DE LEITURA - JULHO

"Um, ninguém e cem mil" de Luigi Pirandello (1867-1936), foi objeto de análise e discussão do Clube de Leitura de julho, na noite de ontem.

Foi o último romance publicado pelo autor e é considerado pela crítica como um dos pontos mais altos de toda a obra, onde resume e aprofunda todo o seu universo, que acabou por marcar de forma indelével e original a literatura do século XX. 

A obra de Pirandello é uma das mais representativas da literatura moderna que influenciou decisivamente autores como Jean-Paul Sartre, Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Jean Genet ou Eugene O’Neill.

Ficou conhecido sobretudo como um grande inovador do drama moderno e autor de uma vasta e variada obra, centrada na temática da identidade e numa singular visão do mundo, fortemente irónica e satírica.

Para Harold Bloom, Luigi Pirandello é um dos 100 génios da literatura universal, juntamente com Pessoa, Eça e Saramago. É, tal como Pessoa e como muitos autores do seu tempo (caso de Fernando Pessoa, seu contemporâneo), um escritor que experimenta, contraria os padrões clássicos e, nesse processo, acaba transformando o ato e o rosto da literatura. 

Este magnífico romance apresenta-nos uma crítica de costumes da sua época, encerrando um exercício de humor, um pseudo-ensaio cómico e perturbador, é uma viagem mental delirante em busca do seu eu verdadeiro. É, efetivamente, uma autoreflexão, que vem na sequência de uma crise de identidade em que o a personagem questiona a sua existência e de todos os que o rodeiam, passando de uma vida sem sobressaltos para uma vida de imprevistos e desassossego.

O escritor italiano Luigi Pirandello, laureado com o Nobel da literatura em 1934, constrói uma dialética, cheia de humor e reflexão, em torno da busca de identidade que cada um tem de si e daquelas que e os outros fazem de nós próprios, não somos únicos mas uma miríade de personagens. Somos uma composição múltipla de todas essas individualidades criadas por nós e por quem socializamos.

Esta dinâmica está bem patente neste trabalho de Thiago Rosenberg, baseado no romance homônimo de Luigi Pirandello que pode visionar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ekWZR4eDK-w

Finalmente, aconselhamos vivamente a leitura desta divertida obra, remetendo ainda, para uma outra do mesmo autor "O falecido Matias Pascal" que promete grandes viagens e muito diversão.

Boas Férias! Boas Leituras! Até setembro.


 







 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário