quarta-feira, 2 de novembro de 2022

CLUBE DE LEITURA - NOVEMBRO

Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. 

As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.

O Clube de Leitura reunirá a 24 de novembro, pelas 21h00.

O livro selecionado será "As maravilhas", de Elena Medel (Prémio Francisco Umbral para Melhor Livro do Ano 2020).



Sinopse: Qual o peso da família nas nossas vidas, e qual o peso do dinheiro?

Que acontece quando uma mãe decide não cuidar da sua filha, e quando uma filha decide não cuidar da sua mãe?

Seríamos diferentes se tivéssemos nascido noutro sítio, noutro tempo, noutro corpo?

Neste romance há duas mulheres: María, a que em finais dos anos sessenta deixa a sua vida numa cidade de província para trabalhar em Madrid; e Alicia, que faz o mesmo caminho trinta anos mais tarde, por razões distintas. E há, claro, a mulher que as une e de quem praticamente não se fala: filha de uma e mãe da outra.


As Maravilhas é um romance sobre o dinheiro, ou melhor, sobre como a falta de dinheiro pode determinar uma vida inteira de precariedade e matar todos os sonhos. Mas é também uma história sobre cuidados, responsabilidades e expetativas e sobre o passado recente desta nossa Península Ibérica, desde finais da ditadura até à explosão do feminismo, contada por duas mulheres que tão-pouco podem ir às manifestações lutar pelos seus direitos porque têm, claro, de trabalhar.

Quem é Elena Medel?

Nasceu em Córdoba, na Andaluzia, em 1985 e vive atualmente em Madrid. É autora de vários livros de poesia, alguns dos quais traduzidos, género sobre o qual escreveu também ensaios. Fundou e dirige a editora de poesia La Bella Varsovia. Entre outros prémios, recebeu o XXVI Prémio Lowe para Jovens Criadores e o Prémio da Fundação Princesa de Girona 2016 na categoria Artes e Letras. 

O que se fala:

DICA: As maravilhas, Elena Medel - YouTube

Elena Medel: poético, feminista, humano, o seu primeiro romance é um caso | Livros | PÚBLICO (publico.pt)

 

«As Maravilhas é um romance que olha para as pessoas e para a história com uma nitidez avassaladora. Entre o que há de melhor na literatura contemporânea.»
José Luís Peixoto



«Elena Medel é uma das minhas favoritas de toda a Espanha. Brava e terna, inteligentíssima e surpreendente, a sua escrita é a mais pura lucidez poética. Aleluia que chegou a Portugal.»


Valter Hugo Mãe



 


Sem comentários:

Enviar um comentário