A sessão de abril do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal, decorreu de uma forma muito divertida e participada na abordagem à obra "Crónica do rei pasmado" de Gonzalo Torrente Ballester. Apesar de estar classificado como romance, esta obra poderia ser designada de novela, usando o autor ingredientes para construir toda a trama, com um grande sentido de humor.
A história parte do facto de facto do Rei, ao ver pela primeira vez uma mulher nua, ficar tão pasmado que deseja contemplar também a Rainha, sua esposa, nua. Este seria um desejo absolutamente normal e legítimo, não fosse à época, pleno século XVII, um pedido insólito, onde a corte e o clero tinham protocolos que regulamentavam todos actos do rei, sendo mesmo necessário um requerimento formal de cada vez que o Rei quisesse passar a noite no quarto da Rainha tendo, para tal, de apresentar justificação.
As intrigas ganham vida com um conjunto de personagens como Marfisa, o Conde Peña Andrada, o Primeiro-Ministro, o Valido, os Padres Villaescusa, Luís e Almeida, a Camareira Real e a Madre Superiora, numa Espanha dominada pela Inquisição onde não falta a presença de um jesuíta português...
Sem comentários:
Enviar um comentário