No passado dia 27 de abril, pelas 21 horas, decorreu mais uma sessão do Clube de Leitura para a abordagem e discussão da obra "O acontecimento" de Annie Ernaux, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 2022.
A sessão decorreu muito animada, participada e exigiu uma profunda reflexão sobre um tema que nunca perde atualidade.
Trata-se de um pequeno romance autobiográfico e sociológico, no qual são descritas as suas memórias traumáticas sobre o aborto clandestino feito nos anos 60, em França, quando era estudante universitária e tinha apenas 23 anos.
Ao longo das oitenta e tal paginas assistimos a uma espécie de catarse da autora, numa descrição rigorosa, fluída, com uma clareza acutilante, sem artifícios, cruel, sobre o sofrimento, justiça e a condição feminina. Foi escrito em 1999, passados 40 anos desse acontecimento, já adaptado ao cinema por Audrey Diwan, num filme vencedor do Leão de Ouro de Veneza.
"Como é possível que uma escrita simples, faça arrepiar, horrorizar, sensibilizar, pensar e abanar consciências e mentalidade? Um tema polémico, um livro ideal para se discutir num Clube de Leitura", maioritariamente, frequentado por mulheres.
Sem comentários:
Enviar um comentário