sexta-feira, 27 de maio de 2022

CLUBE DE LEITURA JUNHO

Com uma periodicidade mensal (à exceção de agosto), o Clube de Leitura destina-se a promover o prazer da leitura partilhada. 

As reuniões decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante. Pontualmente poderá ter um escritor/dinamizador convidado.

O Clube de Leitura reunirá a 30 de junho  pelas 21h00.

"O coração é um caçador solitário" é da autoria de Carson McCullers


Sinopse: O Coração É Um Caçador Solitário foi o primeiro livro escrito por Carson McCullers, quando tinha 23 anos. Depressa se tornou uma referência na literatura do século xx.


No sul dos Estados Unidos, numa vila da Georgia nos anos 30, num cenário desolado de intolerância racial e isolamento, John Singer, um surdo-mudo, torna-se de súbito confidente de um grupo de personagens marginais quando o seu único amigo, também surdo-mudo, é institucionalizado e a sua rotina se altera. Mick Kelly é uma adolescente, apaixonada pela música, sonha compor sinfonias e é filha dos proprietários da pensão onde Singer vive; Jake Blount é um agitador socialista que passa os dias alcoolizado; Biff Brannon é o desiludido proprietário de um pequeno café com desejos sexuais ambíguos; e Benedict Copeland é um médico negro que luta, em vão, pela igualdade racial. Todos sentem que não encaixam nos papéis que a sociedade lhes reservou, todos procuram à sua maneira preencher o vazio deixado pelos sonhos perdidos — e todos, por algum motivo, acham que Singer os compreende. Mas o impassível Singer procura apenas em cada visita arrancar o seu amigo à indiferença…

 

Quem é Carson McCullers?

Nasceu na Georgia em 1917 e começou a escrever desde muito cedo. Com apenas 23 anos publicou O Coração É Um Caçador Solitário (1940), um livro muito bem recebido pelo público e pela crítica, que foi adaptado ao cinema e ao teatro e recentemente eleito um dos 100 melhores romances do século XX. No ano seguinte, saiu Reflexos Num Olho Dourado, que viria a ser imortalizado pelo filme com o mesmo título, realizado por John Huston e protagonizado por Marlon Brando e Elizabeth Taylor. Ambos os romances encontram-se publicados pela Presença nesta coleção. A extensa bibliografia da autora inclui ainda outros títulos que ficaram célebres, como The Member of the Wedding (1946) e A Balada do Café Triste (1951).
Carson McCullers morreu em Nova Iorque em 1967.


CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Um livro notável… A escrita de McCullers é apaixonante.»
The New York Times

Um dos 100 melhores livros do século xx segundo a Time Magazine.

«… a obra de Carson McCullers não se eclipsará com o tempo, antes irradiará cada vez com maior fulgor.»
Tennessee Williams

 

 Leituras de Graça Serra:

página 211 

A sua voz estava sempre rouca. O pai dizia que era por ela ter gritado tanto em bebé. Quando Mick tinha a idade de Ralph, o pai levantava-se a meio da noite e tinha de andar com ela ao colo, de um lado para o outro. Segundo ele, a única coisa que a acalmava era vê-lo a remexer na lareira com o atiçador, enquanto cantava "Dixie".  

Esta canção, "Dixie", já tinha aparecido referida no livro "Lá onde o vento chora", analisado no clube em junho de 2021 e já na altura se falou dela. 

Dixie: também conhecida como "I wish I was in Dixie" ou "Dixie's Land", é uma música muito popular nos Estados Unidos. Dixie é uma região composta por vários Estados do Sul. A canção foi criada em 1858 (tem 164 anos) e rapidamente se tornou famosa. 

Dixie é uma região composta por vários Estados do Sul. Durante a Guerra Civil Americana foi adotada como Hino Nacional dos Estados Confederados da América (a Confederação foi formada em 1861, por 7 Estados do Sul). Mas o sentimento seccional ligado a "Dixie" foi há muito esquecido e hoje é ouvida em todos os lugares: Norte, Sul, Leste e Oeste.  

Faz parte da trilha sonora de muitos filmes americanos e foi interpretada por inúmeros cantores.​ 

Bob Dylan também gravou uma versão da música para o filme "Masked and Anonymous" de 2003.   

https://www.youtube.com/watch?v=rFp2prFwT8g 

 

 



Sem comentários:

Enviar um comentário