sexta-feira, 27 de maio de 2022

CLUBE DE LEITURA MAIO

A sessão do Clube de Leitura decorreu ontem, dia 26 de maio, pelas 21h00 para a abordagem e discussão da novela gráfica "Balada para Sophie" da autoria de Filipe Melo, pianista, realizador de cinema e autor de banda desenhada português e do argentino Juan Cavia, nascido em 1984, designer de produção, diretor de arte e ilustrador.

"Balada de Sophie" é uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal, que neste momento está a nomeado para os prestigiados Prémios Eisner, considerados os mais importantes prémios da indústria da banda desenhada nos EUA, Melhor Álbum de Banda Desenhada, Melhor Edição Americana de um Livro Estrangeiro, Melhor Escritor, (Filipe Melo) e Melhor Ilustrador / Artista Multimédia (Juan Cavia).

A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia.

Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento.

Durante a sessão do Clube não foram poupados elogios. Escutaram-se expressões tais como "ilustração excelente, expressiva, harmoniosa cheia de vida, com uma paleta cromática diversa, obra soberba, belíssima",  também com uma história muito interessante, triste e feliz ao mesmo tempo e com um final surpreendente.

Estaremos certamente perante uma verdadeira obra de arte com excelentes ilustrações, que nos remete para um ambiente em que as personagens principais pertencem ao mundo da música e que até é possível escutar a Balada, que na realidade foi composta pelo Filipe Melo.

Aqui vai o link da "Balada para Sophie" em versões diferentes para desfrute de todos:

  • O pianista Filipe Melo toca o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=fGv6aBlUN2o

  • segunda é uma adaptação para guitarra e interpretação por Roberto Batista.  

Boas leituras com música por dentro!









Sem comentários:

Enviar um comentário