segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

CLUBE DE LEITURA - DEZEMBRO 2024

Na última quinta-feira do passado dia 19 de dezembro, pelas 20 horas decorreu a sessão deste mês do Clube, completamente dedicada ao Natal.

Desde o já habitual jantar-convívio, em que cada elemento do clube  partilhou as suas próprias iguarias gastronómicas (salgadas, vegetarianas, doces, bebidas, etc.), assim como a leitura de pequenos contos, poemas, anedotas, crónicas, interpretação de canções e outras expressões artísticas de acordo com o tema natalício.

Foi uma noite gastronómico-literária que ficará na memória de quem participou.

De todos os textos lidos, destacamos o texto abaixo, que  nos apresenta o sentimento de um Pai Natal... e definem uma amiga que não pôde estar presente na sessão.

Vi nascer famílias inteiras. Vi desaparecer os mais velhos. Vi as crianças tornarem-se homens e mulheres partirem para as cidades grandes em busca de trabalho. Vi coisas boas e coisas más, alegres e tristes e,  muito antes de ser Pai Natal, também vi o mal que as guerras podem fazer a quem quer viver em paz.

Como qualquer carteiro que gosta do seu ofício, eu acompanhava a vida das notícias que levava e trazia.  Uma lágrima de tristeza no rosto de quem as recebia dizia-me que podiam ser bem melhores do que eram. Um sorriso largo mostrava-me que elas traziam felicidade a alguém.

E eu estava sempre ao lado de quem sofria ou quem ficava contente, sim porque os amigos são isso mesmo. São aqueles com quem se pode contar tanto nas horas boas como nas más.

In "Bom Natal, Pai Natal" de José Jorge Letria

























Sem comentários:

Enviar um comentário