sexta-feira, 6 de março de 2015

CLUBE DE LEITURA - MARÇO

A sessão do dia 25 de março, anteriormente prevista para 28 de fevereiro, foi dedicada à obra "Nunca me deixes" do escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, que faz parte de uma lista dos 50 melhores escritores ingleses. 
Trata-se de uma novela de ficção científica com tónica futurista, considerada pelo Times e celebrada com prémios atribuídos tão importantes como o National Book Critics Circle e ALA Alex Award.
A leitura desta obra, apesar de alguns vazios de informação, permitiu abordar o tema da clonagem e interiorizar as consequências a todos os níveis sobre a desumanidade deste tipo de desenvolvimento científico.
Enfim, é uma verdadeira parábola sobre a mortalidade. 
Em 2010 a obra foi adaptada para filme sob a direcção Mark Romanek. 
Let's look at the trailler...  :) 





A sessão do dia 5 de março do Clube de Leitura foi dedicada à Poesia e teve uma animada participação.
Todas as pessoas presentes puderam ler os poemas e dar voz aos seus poetas preferidos, ganhando coragem para mostrar os seus dotes de "diseur". 
Na mesa estiveram presentes também objectos relacionados ou com o tema do poema ou com os objectos de uso pessoal dos poetas. 
Alguma poesia triste, reflexiva, instrospectiva e muitas outras carregadas de humor. 
Não faltaram à sessão um Camões efeminado, um Jorge Sousa Braga atrevido, um Nuno Júdice brincalhão, um Prévert comovente e até um poema inédito do sanjoanense Ângelo Vieira Araújo, que nunca foi publicado. 
Como não podia deixar de ser Cesário Verde, Sophia de Melo Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Ruy Belo, Daniel Faria, Maria do Rosário Pedreira, António Gedeão, Carlos Drumond de Andrade e, claro, Fernando Fessoa, estiveram presentes através das suas palavras. 
Viva a Poesia e quem ainda a desfruta!





Sem comentários:

Enviar um comentário